A convite do renomado periódico internacional “Wiley Interdisciplinary Reviews Forensic Science”, o perito criminal federal e vice-presidente da APCF, Alex Mangueira, publicou artigo sobre o desenvolvimento de materiais avançados e inovadores em Ciências Forenses.

Intitulada “From nanomaterials to macromolecules: Innovative technologies for latent fingerprint development”, a publicação é fruto de uma intensa pesquisa científica que durou cerca de 8 anos.

“O artigo é resultado de consolidada colaboração científica entre a Polícia Federal, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na pessoa da Prof. Dra. Adriana Santos Ribeiro, líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Eletroquímica, Polímeros e Ciências Forenses da instituição, e a Universidade de Leicester no Reino Unido na pessoa do Prof. Dr. A. Robert Hillman, membro sênior da Royal Society of Chemistry”, destaca Alex Mangueira.

No artigo, os autores apresentam uma consistente revisão crítica sobre as recentes publicações voltadas à viabilização de nanopartículas e polímeros como materiais aplicáveis na revelação de impressões digitais latentes, com potenciais vantagens sobre metodologias convencionais na análise de vestígios coletados em cenas de crime.

A “Wiley Interdisciplinary Reviews” é uma renomada série de periódicos internacionais, com alto padrão científico, destinada à promoção da pesquisa interdisciplinar, e considerada como um robusto banco de dados de pesquisas de ponta.

Leia o artigo aqui.