O Senado Federal realizou, nesta 2ª feira (4/12), sessão especial para celebrar o Dia do Perito Criminal. O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, participou da solenidade e reforçou a importância dos profissionais para a promoção da Justiça. “A prescindibilidade da perícia tem sido colocada à frente de muita coisa nesse país. Nós somos auxiliares da justiça, temos nossas obrigações legais de impedimentos, isenção e imparcialidade, mas também temos nossos predicativos de isenção, equidistância, rigor técnico-científico”, destacou. 

“Não podemos ter qualquer viés de confirmação, não podemos nos dar ao luxo de ter viés político. O nosso compromisso é com a ciência”, afirmou o Hauffe em seu discurso. Peritos criminais federais e dos Estados lotaram o Plenário do Senado para prestigiar a homenagem. A sessão especial, proposta pelo senador Sérgio Moro (União-PR), também contou com a presença dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Ivete da Silveira (MDB-SC), Damares Alves (Republicanos-DF) e Esperidião Amin (PP-SC). 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Hauffe também fez questão de destacar que a prova pericial é um direito de todos os cidadãos e que, além de apontar culpados, inocenta pessoas. O presidente da APCF ainda defendeu a criação de uma rede integrada das polícias técnico-científicas. “Hoje existe uma iniciativa do CONDPC, ABC e APCF para a criação de uma rede integrada de trabalho. Para a perícia, não há distinção entre a atuação federal e estadual. Todos compartilhamos o mesmo propósito comum”, declarou.

Segundo Willy Hauffe, a categoria tem sempre procurado o Legislativo em busca de promover melhorias e avanços na área de perícia criminal “como o banco nacional de perfis balísticos, o banco nacional de perfil aurífero” e melhorias na Lei de Crimes Cibernéticos (Lei 12.737, de 2012). “Muito se discute aumento de pena e de tipo penal, mas pouco se discutem ferramentas. E nós somos positivos dessa forma e propomos muitas soluções”, acrescentou, ao reforçar que a prova pericial é um direito do cidadão.

Também participaram da cerimônia o diretor da Escola Nacional de Perícia, perito criminal federal Jesus Antônio Velho; a perita-geral da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina (CONDPC), Andressa Boer Fronza; e o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Marcos Antônio Contel Secco.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado