O Setor Técnico-Científico (Setec) da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas recebeu a visita do vice-presidente da República, General Mourão, de ministros e de autoridades nessa 5ª feira (5/11). Também participaram do encontro uma comitiva internacional formada por representantes de 11 países e o diretor-geral da PF, delegado Rolando de Souza. 

Durante a visita, os peritos criminais federais Haroldo Oliveira e Ricardo Marques apresentaram a estrutura do Setec, além das novas tecnologias utilizadas para o enfrentamento de crimes ambientais e os projetos que estão sendo desenvolvidos para identificar origem de madeiras e assinatura química do ouro por meio do uso da isotopia forense. Ao final, os convidados receberam uma lembrança contendo madeiras de diversas regiões da Amazônia com suas respectivas assinaturas isotópicas.

“Mostramos como são realizadas as análises para determinar a assinatura química do ouro, a assinatura isotópica dos materiais orgânicos (árvores, fauna e drogas) e nosso projeto para periciar áreas com poluição por metais pesados. Também demonstramos o uso dos equipamentos sobre toda escala produtiva do ouro, do garimpo até a joia”, detalha o PCF Ricardo. 

“Falamos ainda sobre como a ciência isotópica pode auxiliar na determinação de origem da madeira, sendo primeiramente empregada para casos fechados e posteriormente, após elaboração de banco de dados, casos abertos. E conversamos com os embaixadores sobre como trabalhar em conjunto com as nações que compram a madeira para identificar e diferenciar a madeira irregular das legalizadas”, destaca Haroldo. 

Estiveram presentes no evento os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Tereza Cristina (MAPA) e General Heleno (Segurança Institucional), inclusive o procurador da República, Leonardo Galiano. Da comitiva internacional, participaram embaixadores da África do Sul, França, Alemanha, Canadá, Colômbia, Espanha, Peru, Portugal, Reino Unido e Suécia. Além destes, chefes diplomáticos da União Europeia e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) também formaram o grupo.

Em ação

A Polícia Federal no Amazonas também lançou um vídeo institucional sobre as novas tecnologias de combate aos crimes ambientais, em especial o desmatamento na região amazônica. O objetivo da divulgação é mostrar as ações realizadas e os resultados alcançados na desarticulação das organizações criminosas que, por meio de fraude em processos de licenciamento ambiental e corrupção, usurpam terras da União (grilagem), devastam a floresta, poluem os rios, roubam os minérios do solo brasileiro, entre outros ilícitos ambientais. 

Confira o vídeo: