O Setor Técnico-Científico da Superintendência de Polícia Federal no Espírito Santo (Setec-ES) promoveu, entre os dias 14 e 16 de junho, o 1º Simpósio Técnico: A Polícia Federal e a Repressão aos Crimes Ambientais. Com o tema “A importância da integração entre a investigação e a perícia para a persecução penal”, o evento foi realizado em parceria com a Escola Nacional de Perícias e com o apoio da APCF.

O simpósio contou com a participação de representantes de mais de 20 órgãos públicos e entidades interessadas no tema. Durante os três dias de evento, foram promovidos debates, palestras e atividades com o intuito de disseminar o conhecimento e fortalecer a atuação conjunta no combate aos crimes ambientais.

No primeiro dia do simpósio, os peritos criminais federais Alisson Giani e Mauro Magliano ministraram um minicurso sobre valoração econômica e licenciamento ambiental. A abertura oficial do evento aconteceu no dia 15 de junho, com a presença do superintendente regional da Polícia Federal, Eugênio Coutinho Ricas, e de autoridades do Poder Executivo, Ministério Público Federal, Forças Policiais e de Fiscalização e do Poder Judiciário no Estado. 

A palestra de abertura foi ministrada pelo perito criminal federal Erich Adams, que abordou o tema “Novas tecnologias e a atuação da perícia nos crimes ambientais”. Além disso, os peritos Leonardo Resende e Adauto Zago Pralon apresentaram palestras sobre metodologias de exames periciais e a casuística das perícias realizadas no Espírito Santo e a importância da atuação integrada com as investigações para alcançar a justiça efetiva.

“O simpósio foi uma iniciativa pioneira da Polícia Federal do Espírito Santo, demonstrando o compromisso da instituição em disseminar o conhecimento e promover a integração entre os órgãos interessados nessa importante causa”, destaca o diretor regional da APCF no Estado, perito criminal federal Leonardo Resende. 

“O evento proporcionou a troca de experiências, o compartilhamento de melhores práticas e a apresentação de novas tecnologias, fortalecendo assim a luta contra os crimes ambientais e visando uma justiça mais efetiva para a proteção do meio ambiente”.

De acordo com o perito criminal federal Erico Negrini, chefe do Setec-ES, o simpósio proporcionou a troca de experiências, o compartilhamento de melhores práticas e a apresentação de novas tecnologias. “Fortalecendo assim a luta contra os crimes ambientais e visando uma justiça mais efetiva para a proteção do meio ambiente”, afirma.

Ao final do simpósio, todos os participantes receberam certificados emitidos pela Escola Nacional de Perícias.