O mês de novembro é especial para o Núcleo Técnico-Científico (Nutec) da Polícia Federal em Uberlândia (MG). A unidade da perícia criminal federal no município mineiro celebrou 15 anos de fundação com uma cerimônia especial, que contou com a presença de representantes da Justiça Federal, Ministério Público Federal, policiais federais e convidados. 

O evento ocorreu no dia 17 de novembro, no auditório da Delegacia da PF em Uberlândia, com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Apoiadores e peritos federais do Nutec foram homenageados, dentre eles Mário Santana – que chefia o Núcleo há 8 anos. 

blank

Novas instalações
Em 2019, o Nutec Uberlândia inaugurou um novo prédio com uma área de 1.350 m². As instalações possuem diversos laboratórios e abrigam 16 peritos criminais federais. Com isso, o trabalho da perícia federal foi fortalecido tanto na cidade quanto nos 88 municípios da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.

O Núcleo é considerado um dos maiores do gênero no Brasil. Além de salas equipadas para os peritos federais e uma de treinamento, o prédio dispõe ainda de laboratórios de meio ambiente, engenharia, química forense, geomática, eletrônica, documentoscopia e informática.

O perito criminal federal Mário Santana lembra do esforço de anos para inaugurar o espaço. “Tudo isso é fruto de um projeto de quase seis anos. Hoje, nós temos uma estrutura digna do corpo pericial que nós temos em Uberlândia, podendo oferecer muito mais para a criminalística de todo o país.”

blank

blank