Promovido pela Unidade Técnico-Científica (Utec) de Uberlândia (MG), o curso “Perícia em Local de Extração Mineral de Agregados da Construção Civil” reuniu cerca de 25 peritos criminais federais de todo o país entre os dias 26 e 30 de agosto em sua nova sede na cidade mineira.

Profissionais de diversas áreas de formação participaram do treinamento, que tinha como objetivo capacitar os peritos federais na identificação e mensuração de bens minerais extraídos de forma criminosa, bem como na valoração dos danos ambientais decorrentes.

Os agregados de construção são materiais sem forma e volume definidos, usados em obras de engenharia civil, como pedra britada, cascalho e areias. Para que se tenha ideia do que representa o mercado clandestino desses materiais, estima-se que somente a mineração ilegal de areia no mundo movimenta anualmente cerca de US$ 200 bilhões.

Lotado na Bahia, o perito federal Pedro Mendes destaca que o curso é extremamente útil para os profissionais da área, pois também abrange aspectos da execução técnica e legislação relativa. “Os palestrantes de diversas instituições trouxeram contribuições interessantes que afetam a maneira como abordamos esse tipo de perícia. A iniciativa deve servir de incentivo a outros treinamentos dessa qualidade e pertinência.”

Além de peritos criminais federais, o conteúdo do curso também foi ministrado por profissionais da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Ministério Público Federal (MPF), da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Supram-TMAP) e da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac).

""