Publicações

Publicações da APCF

Cartilha de enfrentamento ao racismo
Autores:
Marcos Camargo, Meiga Aurea Mendes Menezes, Odair de Souza Glória Junior, Evandro Lorens, Márcia Mônica Nogueira Mendes, Laís César Sacramento e Natalie Alves Lima
Ano:
2022
Resumo: A publicação tem como objetivo instigar a reflexão dos atores da persecução penal e do público em geral para o tema, reforçando o papel da APCF e da perícia criminal federal na promoção da justiça no nosso país.
Baixar em PDF
Memórias de um perito criminal federal
Autores:
Prof. Maurício José da Cunha
Ano:
2022
Resumo: Memórias de um Perito Criminal Federal é um livro de casos e “causos” que aborda os primórdios da atividade pericial na Polícia Federal e também retrata as experiências pessoais contadas por um dos pioneiros dessa profissão, o professor Maurício.
Baixar em PDF
Cartilha de Prevenção e Enfrentamento de Crimes Contra Mulheres e Vulneráveis
Autores:
Meiga Aurea Menezes e Márcia Mônica Nogueira Mendes, Márcia Aiko Tsunoda, Zaíra Hellowell, Natalie Alves Lima e Marcos Camargo
Ano:
2022
Resumo: O intuito é compartilhar as principais ferramentas hoje disponíveis para que vítimas de crimes contra a dignidade sexual, liberdade pessoal, honra, entre outros, possam minimizar o círculo vicioso de desinformação, falta de elementos probatórios e impunidade.
Baixar em PDF 

 

Publicações dos peritos criminais federais

Perícia em Versos
Autores:
José Alysson Medeiros
Ano:
2023
Resumo: “Perícia em Versos” é uma obra única que mescla a perícia criminal com a poesia cativante da literatura de cordel. Resultado de um trabalho inovador, explora as ciências forenses de forma acessível, por meio de narrativas rimadas e envolventes. O autor, perito criminal por atuação e cordelista por paixão, apresenta conceitos, procedimentos e adaptações de casos da criminalística de uma maneira que cativa tanto peritos criminais quanto leigos. Bem ilustrada, com belas imagens de mestres da xilogravura nacional, esta coletânea apresenta os cordéis em capítulos, onde mistérios são desvendados, pelejas são travadas e encontros são celebrados, popularizando e transformando a ciência em uma experiência artística e cultural. A obra não se limita ao público acadêmico e pericial; é igualmente destinada aos seus familiares, estudantes ou amantes da rica tradição da literatura de cordel. “Perícia em Versos” não apenas educa, mas inspira; ressalta a beleza do uso meticuloso de termos científicos em formato de poesia, transformando a obra em uma experiência literária memorável, ora divertida, ora emocionante.
Link para compra
Flora Arbórea e Arbustiva do Paraná: Guia Fotográfico de Identificação de Espécies Nativas
Autores:
Alexander Accioly
Ano:
2023
Resumo: Movido pela carência de material a respeito da identificação botânica, em específico no Paraná, e pelo interesse na área é que o engenheiro florestal começou a procurar por mais.
Baixar em PDF
O Direito à Prova Pericial no Processo Penal
Autores:
Alberto Malta, Claudio José Pereira, Cláudio Saad Neto, Eurico Montenegro e José Viana
Ano:
2023
Resumo: Uma leitura mais atenta do 158 do Código de Processo Penal, dispositivo que proclama o “dever” estatal de realização de exame pericial ou exame de corpo de delito, permitiu descortinar a existência de um “direito”, aparentemente ainda não observado pela comunidade jurídica, posto que implícito: “O direito à prova pericial no processo penal”, um direito que deve ser exercido como inequívoca e mais expressiva demonstração do reconhecimento do direito à prova, na medida em que a prova pericial, como amplamente demonstrado ao longo da obra, promove maior segurança jurídica ao processo e aos jurisdicionados, dada a previsibilidade e a prévia calculabilidade que confere às decisões judiciais.
Link para compra
Tratado de Antropologia Forense – Fundamentos e Metodologias Aplicadas à Prática Pericial
Autores:
Carlos Eduardo Palhares, Alexandre Raphael Deitos, Jesus Antonio Velho e Eugénia Cunha
Ano:
2022
Resumo: O Tratado de Antropologia Forense: fundamentos e metodologias aplicadas à prática pericial é o primeiro livro brasileiro especificamente dedicado ao tema da Antropologia Forense. A ideia de produção da obra nasceu da necessidade de oferecer ao mercado editorial uma referência cientificamente confiável, atualizada e adaptada à realidade do Brasil. Escrito por mais de 60 autores nacional e internacionalmente reconhecidos apresenta, ao longo de seus 36 capítulos, ilustrações e imagens coloridas, que facilitam a compreensão dos assuntos. Ao incorporar vídeos acessados por QRcodes ou Realidade Aumentada (RA), o livro aproxima os leitores dos autores no entendimento dos capítulos ou de questões específicas. Por utilizar RA como ferramenta didática, conduz o leitor a modelos 3D de casos reais, que ele só teria acesso se estivesse dentro do serviço; e modelos 3D produzidos para simplificar o estudo de temas por vezes entendidos como complexos, como a osteologia e a análise de traumatismos ósseos.
Link para compra
Isótopos Forenses
Organizadores: 
Gabriela Nardoto, Rodrigo Mayrink, Cristina Barbieri e Fábio Costa
Ano:
2022
Resumo: Isótopos forenses é uma obra técnico-científica produzida por professores de instituições de ensino e pesquisa e peritos criminais. O livro é composto de 11 capítulos. Os capítulos estão colocados em uma sequência lógica e estão bem encadeados. O livro é relevante para o avanço das ciências forenses, sem ser prescritivo.
Link para compra
Superfaturamento de Obras Públicas: do Conceito à Lei nº 14.133/2021
Autores: Alan de Oliveira Lopes
Ano:
2022
Resumo: Nessa nova obra (Volume II) – uma sequência do meu primeiro livro – apresento uma síntese desse esforço acadêmico/doutrinário para difundir o conceito de superfaturamento de obras públicas até a sua tipificação na Leis das Estatais em 2016 (Lei nº 13.303) e na nova Lei de Licitações e Contratos em 2021 (Lei nº 14.133) – o que corou todo o investimento financeiro e emocional desse processo. Forçoso reconhecer a sensibilidade da maioria do parlamento ao reconhecer o fenômeno e efetivar a mudança legislativo, ponto para a democracia.
Link para compra
Literatura de Cordel da Perícia Federal
Autor: José Alysson Medeiros

Superfaturamento de obras públicas: Estudo das fraudes em licitações e contratos administrativos
Autores:
Alan de Oliveira Lopes
Ano:
2017
Resumo: O presente trabalho trata com a devida amplitude o popular tema Superfaturamento de Obras Públicas, preenche parte da lacuna há muito sentida no mercado de publicações relacionadas a licitações e contratos. O tema é tratado sem rodeios de forma direta e objetiva.
Link para compra
Perfis de Manchas de Sangue – Do Local de Crime à Elaboração do Laudo
Autor:
Antonio Augusto Canelas Neto
Ano:
2017
Resumo: Aborda por meio de uma visão contemporânea, e com uma linguagem padronizada internacionalmente, as técnicas de análise e interpretação de perfis de manchas de sangue em situações reais de crime. O livro aborda também métodos de documentação e elaboração de laudo técnico em perfis de manchas de sangue. Obra inédita na América Latina e escrito pelo maior especialista do Brasil no assunto.
Ciências Forenses – Uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna 3ª Edição
Autores: Jesus Antonio Velho, Gustavo Caminoto Geiser e Alberi Espindula
Ano: 2017
Resumo: Com elaborada apresentação gráfica e impressão em cores, o livro “Ciências Forenses: uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna” chega a sua terceira edição atualizado, trazendo como novidade, ao final de cada capítulo, questões para análise e estudo com respostas comentadas. A obra reúne os fundamentos e a inter-relação entre os conceitos de ciências forenses, criminalística e perícia. Para o perito criminal não basta descobrir a verdade, é preciso comprovar cientificamente a identidade entre o evento ocorrido na cena do crime e a respectiva conclusão apresentada no laudo pericial. Obra de referência, citada em vários editais para concursos públicos, é sem dúvida, fonte de consulta segura para operadores do direito, juristas, profissionais e estudantes interessados nas ciências forenses.
Tratado de Computação Forense
ISBN:
978-85-7625-335-8
Ano:
2016
Resumo:
Este livro reúne os mais relevantes temas para a eficiente coleta de provas compreendendo desde o detalhamento sobre a coleta de evidências digitais, o rastreamento de manipulação de informações e de imagens na rede e, principalmente, o universo virtual “escondido” onde ocorre a maior parte dos crimes cibernéticos – venda de armas, drogas, pedofilia, entre outros. Entre os coautores estão peritos federais, peritos civis, profissionais de segurança privada, de instituições financeiras, advogados e especialistas em segurança da informação.

Complementam a obra orientações para a elaboração do laudo final e relato de provas de qualidade no rastreamento de crimes cibernéticos.

Locais de Crime dos Vestígios à Dinâmica Criminosa
Autores: Jesus Antônio Velho, Karina Alves Costa e Clayton Tadeu Mota Damasceno
Ano: 2013
Resumo: O livro “Locais de Crime Dos vestígios à dinâmica criminosa” é uma obra de referência em processamento de Cenas de Crimes para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de perícia. No livro são abordadas as várias técnicas e metodologias utilizadas no levantamento pericial de locais de crime, como os processos de identificação, coleta, armazenamento e transporte de vestígios de naturezas diversas, bem como a importância deles para a reconstrução da dinâmica das ações criminosas. Com 17 capítulos, agrupados em quatro partes/seções, a publicação ainda traz desenhos esquemáticos de procedimentos, análises de casos, quadros com curiosidades e história, fotografias e uma linguagem didática e informal. O grande objetivo do livro é contribuir para otimização dos trabalhos desenvolvidos pela perícia oficial no Brasil e, consequentemente, fortalecimento do processo de produção da prova material, elemento fundamental para promoção da Justiça.
Guia de Referência em Sistemas de CFTV
Autores: André Luiz da Costa Morisson, José Rocha de Carvalho Filho, Luiz Condi de Godoi e Luiz Mariano Junior
ISBN: 978-85-85820-25-1
Ano: 2012
Resumo: A segurança, o conforto e a economia são fatores que têm contribuído para a massificação do uso de câmeras de vigilância na sociedade brasileira. O monitoramento, via sistemas de CFTV, é largamente empregado, em âmbito governamental, por polícias, departamentos de trânsito e centros de controle urbano, e em âmbito privado, por lojas, agências, edifícios e shoppings. Todavia, o mero crescimento do quantitativo de câmeras instaladas não está, diretamente, associado à garantia de bons resultados e pode trazer, como consequência, a falsa sensação de segurança. A adoção de critérios técnicos e procedimentais é de fundamental importância no processo de implantação de qualquer sistema de CFTV, conferindo às imagens captadas qualidade adequada para produção da prova material. Nesse sentido, o Guia serve como um elemento indutor de bons projetos e de orientação quanto ao uso e manutenção desses sistemas.
Fundamentos de Química Forense: Uma análise prática da química que soluciona crimes
Autores: Aline Thaís Bruni, Jesus Antonio Velho e Marcelo Firmino de Oliveira
ISBN: 978-85-7625-274-0
Ano: 2012

Resumo: Organizado por conceituados especialistas na área, com profunda experiência prática e sólida preparação científica, tem como principal objetivo, transmitir com linguagem acessível e fartas ilustrações os principais temas da química forense. Reúne cuidadosa abordagem da intervenção da química forense no âmbito de investigações periciais tão diversas quanto o controle de produtos químicos, o tráfico de drogas, a dopagem no esporte, a fiscalização da condução sob influência do álcool, o controle de falsificação de bebidas ou a análise de crimes ambientais. O leitor encontrará também os conhecimentos fundamentais da aplicação da química forense na análise físico-química de fraudes em documentos, na análise de vestígios latentes em locais de crime, na revelação de caracteres suprimidos em armas e veículos ou na análise de resíduos de disparos de armas de fogo, entre diversos outros. E obterá ainda, importante informação sobre aspetos gerais da química forense, a sua aplicação à análise forense do DNA ou as amostras biológicas alternativas para análises toxicológicas. Indicado não apenas para aqueles que desejam apenas conhecer a química forense, como também para os que pretendam iniciar estudos específicos , ou até para os profissionais que queiram rever conceitos e perspectivas. É também importante para todos que, direta ou indiretamente, recorrem às perícias de química forense – magistrados , advogados, peritos e profissionais das outras áreas das ciências forenses, que devem conhecer o alcance e limitações destas perícias para poderem interagir com elas e retirar o máximo proveito das suas próprias investigações.

Guia de Serviços da Perícia Criminal Federal: Uma visão panorâmica
Autor: Diretoria Técnico-Científica do Departamento de Polícia Federal
ISBN: 978-85-85820-15-2
Ano: 2011

Resumo: O Guia de Serviços da Perícia Criminal Federal tem como objetivo principal apresentar os diversos tipos de exames realizados pelas unidades técnico-científicas da Polícia Federal, assim como apresentar conceitos, características e detalhes técnicos. É preciso ressaltar que o Guia não tem a pretensão de esgotar os assuntos nele abordados, mas apresentar uma visão panorâmica das áreas da perícia criminal federal.

Sistema de Gestão para a Criminalística: Uma proposta de estruturação
Autor: Diretoria Técnico-Científica do Departamento de Polícia Federal
ISBN: 978-85-85820-14-5
Ano: 2011
Ciências Forenses – Uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna
Autores: Jesus Antonio Velho, Gustavo Caminoto Geiser e Alberi Espindula
ISBN: 978-85-7625-249-8
Ano: 2011
Resumo: O Direito precisa do tecnicismo das ciências. Assim, por meio de uma metodologia precisa, as ciências emprestam cada vez mais seus serviços ao Direito, em uma relação intrínseca já consolidada.Na tentativa de catalisar essa interação, surge a obra Ciências Forenses: uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna. Dividida em vinte capítulos, foi planejada para ser ministrada em dois semestres para estudantes das áreas de Direito, Medicina, Odontologia, Biologia, Química, Farmácia, e outros cursos cujos conhecimentos são demandados pela justiça em exames periciais. Possibilita ainda, aos recém-formados, a abertura de mais um campo profissional vasto e maravilhoso, o de perito ou assistente técnico. Além de preparar o futuro profissional, esta obra é, essencialmente, fonte de consulta permanente aos profissionais do Direito nas suas mais diversas funções, tais como advogados em geral, magistrados, delegados de polícia, procuradores e promotores de justiça.
Superfaturamento de Obras Públicas
Autor: Alan de Oliveira Lopes
ISBN: 978-85-7869-235-3
Ano: 2011
Resumo: O texto parte de uma contextualização histórica e conceitual, expandindo e detalhando o conceito de superfaturamento de obras públicas, abordando outros tipos de danos ao erário afetos a esse tipo de atividade. Os capítulos são apresentados de forma prática, com exemplos, muitos oriundos de casos reais, com objetivo de bem esclarecer a teoria apresentada.
Desvendando a Computação Forense
Autores: Pedro Monteiro da Silva Eleutério e Marcio Pereira Machado
ISBN: 978-85-7522-260-7
Ano: 2011
Resumo: Neste livro, os Peritos Criminais Federais, Pedro Monteiro da Silva Eleutério e Marcio Pereira Machado, ensinam os conceitos, procedimentos e técnicas fundamentais nesta novíssima, intrigante e multidisciplinar área da computação, que é a Computação Forense. Utilizando uma linguagem simples e objetiva, os autores definem e detalham os tipos de exames periciais mais comuns em informática, incluindo exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas e dicas práticas para a superação dos desafios presentes nessa área. A obra aborda as fases executadas durante esses exames, incluindo a correta preservação, coleta, análise e apresentação das evidências digitais com validade probatória em juízo. Em todos os capítulos, é possível observar a existência de exemplos práticos decorrentes de casos reais da experiência profissional dos autores, que trabalham diariamente desvendando os mais variados crimes cometidos com o uso do computador.”Desvendando a Computação Forense”, uma das obras nacionais pioneiras na área de Computação Forense, é uma leitura obrigatória para estudantes, professores e profissionais de computação que querem se aventurar nesse importante campo de estudo, tão propagado nos dias de hoje. Esta obra também é um guia completo para que os aplicadores do Direito, como juízes, delegados, promotores e advogados, entendam de que forma a Computação Forense pode auxiliar na rápida solução de delitos, contribuindo para processos judiciais mais céleres e eficientes.