Seguindo a programação do 1º Encontro de Aposentados e Pensionistas, o diretor técnico-social da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Evandro Lorens, foi responsável pela palestra do segundo dia do evento. Com o tema “Fake News e Segurança Digital”, o perito em informática chamou a atenção para a importância da segurança digital em tempos de universo multiconectado.
Lorens alertou para a necessidade de atenção redobrada no uso das ferramentas virtuais. Segundo ele, os cibercriminosos fazem cada vez mais vítimas, contudo, muitos dos golpes aplicados podem ser evitados.
“A principal recomendação para evitar ataques de phishing é não clicar em links de conteúdos recebidas. É muito importante estar atento a manipulações baseadas em engenharia social. Ainda, o uso consciente e o melhor aproveitamento dos recursos de segurança oferecidos pelos equipamentos e plataformas de serviços podem ser o diferencial em ter ou não ter informações roubadas ou dados vazados.”
Realizado no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, o encontro tem o intuito de reunir e aproximar os peritos criminais federais aposentados, além de propiciar momentos de integração e confraternização entre os colegas.
Durante sua exposição no evento, Lorens abordou ainda outros assuntos relacionados ao universo digital como polarização ideológica e os efeitos da pós-modernidade nas relações humanas. “As plataformas de mídias sociais digitais estão moldando a experiência humana. É necessário discutir como esse imenso poder está sendo exercido e como deve ser exercido”, disse o diretor da APCF.
“Fake news podem ser combatidas com o amadurecimento social, educação, fiscalização e comprometimento dos grandes players de redes sociais, partindo de uma responsabilidade ética e que deve transcender o mercado”, acrescentou Lorens.