Em entrevista à Folha Dirigida nesta 6ª feira (11/12), o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, lamentou a ausência da carreira no novo concurso da Polícia Federal. “O concurso para todas as categorias que compõem a PF é fundamental. É lamentável e muito preocupante, contudo, a ausência de vagas para perito criminal federal”, afirmou. 

Camargo considera que fazer concurso público sem contemplar a categoria contribui para o enfraquecimento do Estado de Direito e o combate à criminalidade. “Apontamos culpados, mas também inocentes, de forma isenta e equidistante das partes. O déficit de peritos certamente prejudica a instrução do processo penal e a ampla defesa e, assim, o Estado de Direito fica enfraquecido.”

Durante a entrevista, ele ainda destacou que a APCF tem atuado há anos pela criação de novos códigos de vagas para a categoria, mas que a proposta encontra resistências no âmbito do Ministério da Economia. O presidente da APCF também explicou que na primeira década do ano 2000 houve perda de vagas de peritos criminais e não houve reposição, e alertou para os possíveis prejuízos à gestão da cadeia de custódia e o risco de aumento no número de casos não resolvidos.

Confira à íntegra da entrevista: