O perito criminal federal Cláudio Heine, lotado no Setor Técnico-Científico (Setec) do Rio de Janeiro, palestrou em um webinar promovido pela Polícia Científica de São Paulo sobre acidentes aeronáuticos, em 16 de outubro.
Heine falou sobre a relação entre relatórios do Cenipa e laudos criminais. O perito da PF abordou as diferenças técnicas entre os dois documentos, as metodologias distintas e o valor legal de cada um, com foco na utilização nos processos judiciais e administrativos, além de explicar sobre a legislação, preferências na investigação e competência estadual ou federal nos sinistros aeronáuticos.
Cláudio Heine dividiu a palestra com o perito criminal de SP Leandro Goulart. “A troca de experiências é sempre muito importante. Essa cooperação entre os órgãos traz resultados para o conhecimento, para a justiça e para uma aviação mais segura”, afirmou.
Heine ainda apresentou os conceitos e dispositivos legais, os controles de voo, exames periciais em acidentes aeronáuticos e a ciclicidade dos acidentes com aviões e helicópteros.