O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, se reuniu nesta terça-feira (2/12) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin para entregar dois exemplares dos livros coordenados pelo perito criminal federal Cláudio Saad Netto, também diretor executivo da associação.

Ambas as obras foram destacadas pela APCF como marcos para o reconhecimento técnico‑científico da perícia oficial. A primeira delas, O Direito à Prova Pericial no Processo Penal, coordenada por Saad Netto e lançada em 2023, conta com apresentação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, e reúne contribuições de peritos e professores. A obra analisa o “direito à prova pericial” como direito fundamental, refletindo sobre legislação, doutrina e jurisdição no sistema de justiça criminal.

A segunda obra, Nulidades no Processo Penal e a Cadeia de Custódia, também coordenada por Saad Netto -em parceria com Luiz Francisco Torquato Avolio e Luiz Antônio Borri e com prefácio do ministro Rogério Schietti, do STJ -, aborda a salvaguarda da cadeia de custódia de vestígios, propondo protocolos e soluções multidisciplinares para a garantia da prova técnica em processos penais.