O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, participou, na última 5ª feira (5/12), de evento promovido pela Diretoria Técnico-Científica (Ditec) em homenagem ao Dia do Perito Criminal, celebrado em 4 de dezembro.
Na ocasião, Hauffe afirmou que a missão do perito criminal é servir à Justiça com ciência, ética e autonomia. “Que nos próximos anos possamos ter mais conquistas para a nossa categoria, reforçando a valorização e a integração da perícia com outros órgãos de segurança pública.”
O diretor técnico-científico da PF, Roberto Monteiro, citou casos de grande repercussão de 2024 nos quais a excelência do trabalho da perícia foi determinante.
“Fizemos diversos laudos, participamos de operações importantes, como a Lesa Pátria, em que finalizamos a análise nos mais de mil celulares apreendidos”, disse o diretor. Ele citou ainda os casos do ataque a bomba contra o STF, do acidente com avião da Voe Pass, do barco de refugiados no Pará, das queimadas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e da Braskem, em Alagoas.
Em São Paulo, a diretoria regional da APCF fez um evento em parceria com a Comissão de Perícias da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). Presente ao evento, ocorrido em 4/12, Willy Hauffe afirmou que “a perícia fornece a base científica para decisões judiciais, enquanto a advocacia assegura que essas decisões sejam pautadas pelos direitos e garantias fundamentais, incluindo o direito à prova. Dessa forma poderemos alcançar um sistema de justiça eficiente e justo.”
Em Alagoas, um evento foi organizado pela diretoria regional da entidade e contou com a participação da superintendente da PF no Estado, do delegado regional de Polícia Judiciária (DRPJ) e de membros da Comissão de Investigação Defensiva da OAB-AL.
No Acre, o evento foi organizado pela diretora regional da APCF Marinei Simões. No Rio de Janeiro, o evento foi organizado pelo diretor regional da APCF Levi Costa. E, em Pernambuco, pela diretora regional e pelo diretor financeiro, Valeria Espindola e Ricardo Saldanha.
Confira a comemoração nos Estados: