A Revista Perícia Federal nº 45 já está disponível. A edição reúne materiais especiais sobre a nova área de atuação dos peritos criminais: a dos isótopos forenses. A ferramenta serve para elucidar crimes a partir da razão isotópica dos vestígios materiais, que, em outras palavras, são as características únicas de um material e do ambiente em que ele é originado.

Na seção inédita de artigos científicos incluímos textos sobre o panorama internacional do uso dos isótopos e sobre a relação dessa ferramenta com o DNA e a Justiça. O entrevistado da vez é Luiz Antonio Martinelli, professor titular da USP que é lotado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), parceiro da PF na área de isótopos.

A nova edição apresenta os perfis do novo diretor Técnico-Científico, o perito criminal federal Alan Lopes, e do novo diretor do INC, Raimundo Azevedo.

Adriano Maldaner é o personagem da coluna “Peritos que fazem história”. A genética forense é a protagonista da coluna “Áreas da Perícia”.

Os colegas do Grupo de Perícias em Meio Ambiente do SETEC/SP contribuíram com um artigo sobre danos ambientais.

Adiantamos ainda detalhes dos dois grandes eventos de junho de 2021, em Curitiba: a 3ª InterForensics e o 2º Fórum Nacional Sobre Crimes Econômico-Financeiros. Os dois são organizados pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF). 

Clique aqui para conferir a nova edição da Revista Perícia Federal.