A Associação Nacional dos Peritos Criminais a federais (APCF) convida todos os associados e associadas, da ativa e aposentados, a participarem do 3º Prêmio de Fotografia Antonio Carlos Mesquita. As inscrições já estão abertas e vão até 21 de outubro.
Com o tema “Perícia criminal: uma prova de qualidade”, o concurso tem como objetivo divulgar as atividades e fomentar a integração dos peritos criminais federais por meio da linguagem fotográfica, revelando diferentes olhares e temáticas que envolvem o trabalho da criminalística.
Cada associado pode participar com até duas fotos, que devem ser enviadas no e-mail [email protected] junto com o “Termo de Cessão e Autorização de Uso de Imagem” (anexado ao edital).
As imagens podem retratar locais, materiais, objetos de perícia, rotina do trabalho e tudo o que o cerca além do exame pericial em si. É recomendável que as fotos não identifiquem pessoas ou locais de crime. Somente serão recebidas imagens em formato digital.
A divulgação do resultado será feita pelos canais de comunicação da APCF em 18 de novembro. As fotografias escolhidas serão impressas e expostas em totens posicionados no Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília.
O prêmio é uma homenagem ao perito criminal federal Antonio Carlos Mesquita, ex-presidente da APCF e amante da fotografia, que faleceu em setembro de 2020.