O jornalista Fausto Macedo, do Estadão, publicou nesta 6ª feira (23/4) artigo assinado pelo presidente da APCF, Marcos Camargo, sobre a derrubada dos vetos do DNA da Lei Anticrime (Lei 13.964/19). Segundo ele, a decisão representa grande retrocesso à segurança pública. “A mudança mina o funcionamento da ferramenta, favorece a impunidade e prejudica investigações.”

Na avaliação do presidente da APCF, a derrubada dos vetos sinaliza que políticas sólidas, científicas e eficazes para a segurança pública estão longe da agenda prioritária. “Enquanto o discurso político brada a necessidade de combater a violência sexual e a impunidade para crimes violentos, a prática política enterra o avanço concreto mais importante dos últimos anos.”

“Causa espanto que muitos legisladores, em grande parte eleitos com a bandeira da segurança pública, pouco ou nada tenham conseguido fazer para manter os vetos e ajudar a desenvolver os bancos de perfis genéticos. Ficam prejudicados o auxílio à elucidação de crimes, a verificação de reincidências, a diminuição da impunidade e a mitigação de condenações equivocadas”, afirma Camargo.

Leia a íntegra do artigo aqui.