A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) marcou presença na mobilização nacional realizada nesta 5ª feira (28/4) em prol da valorização das forças de segurança pública. O ato, que contou com apoio das principais entidades da PF, além da PRF e do Depen, aconteceu em diversas unidades da Polícia Federal do país e teve como objetivo a reivindicação do envio da medida provisória referente à reestruturação das carreiras policiais da União, conforme compromisso público do governo federal.

O presidente Marcos Camargo participou da ação que ocorreu em frente à nova sede da Polícia Federal, em Brasília. A mobilização nacional é uma resposta às notícias sobre recuo do Governo Federal quanto ao compromisso de reestruturação das carreiras policiais federais, cujo orçamento de R$1,7 bi foi aprovado em lei, e, ao invés disso, promover um reajuste linear de 5% a todos os servidores públicos federais.

“O objetivo das mobilizações realizadas pelas forças de segurança pública da União – Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Penal Federal – é justamente mostrar a nossa indignação com a falta de cumprimento até o momento do compromisso público do presidente da República em relação à reestruturação dessas carreiras”, destacou Marcos Camargo.

“Já são diversos reveses que a segurança pública vem sofrendo desde a reforma da Previdência, o que não é nem um pouco condizente com as plataformas e com as promessas de valorização da segurança pública. Diante desse conjunto de fatos e que culmina agora com o não cumprimento, pelo menos até o momento, do envio da medida provisória de reestruturação dessas carreiras, nós estamos em estado de mobilização para tornar pública a nossa indignação com essa desvalorização que as carreiras vêm sofrendo”, afirmou ainda o presidente da APCF.

A mobilização ocorreu em unidades da PF instaladas por todo país e contaram com faixas e manifestações de ordem pedindo a valorização das forças de segurança federais e o envio, por parte do governo, da medida provisória que trata da reestruturação das carreiras.

Confira as fotos dos atos pelo país: