A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) participou, na noite de 5ª feira (19/9), da entrega do Prêmio Congresso em Foco 2019. A entidade foi uma das apoiadoras do evento, que chegou em sua 12ª edição e tem o intuito de valorizar os congressistas que se destacam positivamente. Neste ano, o presidente Marcos Camargo entregou a premiação para os melhores senadores, na avaliação do público.

Receberam o troféu das mãos do presidente da APCF os senadores Major Olimpio (PSL-SP), Álvaro Dias (Podemos-PR) e Paulo Paim (PT-RS) – 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. A pluralidade partidária e ideológica marcou o prêmio, que nesta edição contou com cerca de 400 parlamentares aptos à votação nas diversas categorias.

Além de apoiar o evento desde 2008, a APCF é responsável pela auditoria externa da votação pela internet. Para Marcos Camargo, a iniciativa é uma forma de estimular a responsabilidade social por meio da fiscalização do poder público e reconhecer boas atitudes.

“Apesar de muitos estarem desacreditados por conta de inúmeros escândalos e acontecimentos, a política é importante para o Brasil e temos, sim, parlamentares responsáveis que trabalham com ética. Temos que valorizar e incentivar que esse modelo seja realmente priorizado dentro do Congresso”, destacou.

“Os parlamentares representam o povo e precisamos cobrá-los. Por isso, não podemos nos deixar levar pela sensação que está tudo perdido, que não há salvação na política”, completou Camargo.

Também foram homenageados, além dos “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”, os congressistas que mais se destacaram em três categorias especiais: “Clima & Sustentabilidade”, “Apoio ao Empreendedorismo e “Valorização dos Bancos Públicos”.

Confira a lista completa dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2019, clicando aqui.

Foto: André Zímmerer