A Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal promoveu, de 24 a 28 de abril, o 10º Seminário de Perícias de Engenharia da PF. Após cinco anos de hiato, a edição comemorativa do evento foi realizada no auditório Antônio Carlos Villanova, do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília. Além de peritos criminais federais da área de engenharia, convidados de todo país prestigiaram o tradicional seminário. 

A 10ª edição do evento também contou com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). O presidente da APCF, Willy Hauffe, foi um dos convidados da mesa de honra da abertura do seminário, que ocorreu no primeiro dia. Ainda participaram representantes da PF e convidados externos do MPF, do TCU, do IBRAOP e da CGU. 

Ainda na abertura do evento, ocorreu o lançamento do cordel “A Peleja dos Peritos no Extremo Oriental”, de autoria do perito criminal federal José Alysson Medeiros. Também foi ocasião de autógrafos do livro “Superfaturamento de Obras Públicas : do Conceito à Lei nº 14.133/2021”, obra do perito criminal federal Alan de Oliveira Lopes.

A programação do seminário contou com palestras, debates e mesas redondas sobre os mais diversos temas de interesse da área de perícias de engenharia. Entre outros assuntos, foram abordados projetos de cooperação da Polícia Federal como o Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (PROCAD) e iniciativas de especialistas em áreas sensíveis para o conhecimento técnico voltadas para a estabilidade de encostas.

Fiscalizações remotas apresentadas pela Caixa Econômica Federal, auditorias concomitantes relatadas pelo TCDF e inovações em inteligência artificial também foram temas de debate no evento. Além disso, a cooperação entre forças de segurança federal e estadual foi fortalecida na edição do seminário, para o qual os departamentos técnico-científicos de todas as unidades da Federação foram convidados. 

O evento também homenageou os três peritos criminais federais que tiveram maior produção de perícias de engenharia no ano de 2022: Rui Nunes Rego Filho (SETEC/RN), Pedro de Sousa Oliveira Junior (SEPENG/DITEC) e Thiago Mendonça Muniz de Albuquerque (SETEC/PB). Celebrando 20 anos de atuação na carreira, o perito criminal federal Alexandre Bacellar Raupp (SETEC/SC) também foi homenageado.