O diretor Técnico-Científico (Ditec) da Polícia Federal, Fábio Salvador, que é geólogo de formação, representou a perícia criminal federal na 4ª edição do Seminário Iberoamericano de Geociências Forenses, realizado do México, nos dias 28 e 29 de outubro. O evento fez parte da 53ª Reunião Anual da União Geofísica Mexicana (RAUGM).

Salvador ministrou palestra em minicursos e participou de reuniões com especialistas da área. Na oportunidade, ele apresentou ainda trabalhos científicos sobre os desastres ambientais em Mariana e Brumadinho, a geologia forense no Brasil e a geofísica aplicada em obras.

Além disso, o diretor aprofundou parcerias com a entidade internacional Initiative on Forensic Geology (IFG), que é ligada à Unesco. “Iniciamos projetos nas áreas de busca e recuperação de corpos em tragédia através de geofísica, na área de combate à fraudes transnacionais através de minerais e metais, na área de antropologia e tafonomia forense, além de fundar a Rede Iberoamericana de Pesquisadores Forenses”, destaca Salvador.

Para fechar sua participação no evento, o perito federal alinhou a realização de sessão temática sobre geociências forenses para a edição de 2021 da InterForensics, que acontecerá em Curitiba.