Live da Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal abordou, nesta 6ª feira (7/8), como a atuação multidisciplinar da perícia federal brasileira foi fundamental para as investigações sobre o assalto à sede da transportadora de valores Prosegur, em Ciudad del Este, em 2017.

Assista a íntegra da apresentação: 

A exposição foi feita pelo perito criminal federal Jonathan Luiz Wöhlke e faz parte da série “Ecos do Saber”, uma iniciativa do Setor de Desenvolvimento Institucional da Ditec. O objetivo do ciclo é debater a diversidade, a amplitude, a especificidade e a profundidade da atuação da perícia criminal.

Wöhlke é o atual chefe do Núcleo Técnico-Científico (Nutec) da PF em Foz do Iguaçu. Ele detalhou, na apresentação, a complexidade e a transversalidade das diversas áreas periciais envolvidas no caso que ficou conhecido como o “Roubo do Século”. O trabalho dos peritos criminais da PF no caso venceu a edição de 2020 do prêmio internacional “DNA Hit of the Year”, conhecido como “Oscar do DNA”.

Por meio da atuação da perícia federal, foi possível relacionar o assalto à Prosegur a 18 outros crimes ocorridos entre 2013 e 2019 em 7 Estados brasileiros. 

“Foram coletados cerca de 457 vestígios para exames de DNA e, ao final, foram identificados 47 perfis genéticos. Com este trabalho, conseguimos confirmar a identificação de 10 suspeitos, sendo que 8 estão presos e 2 mortos. É o maior caso da Polícia Federal envolvendo DNA”, afirmou Jonathan Luiz Wöhlke. 

Ele destacou a quantidade de laudos periciais produzidos no caso até agora: 115 documentos produzidos por 9 áreas diferentes da perícia federal. “O caso por si só já é uma quebra de paradigma”, disse.

Leia mais: TV Record destaca atuação da perícia criminal federal