Em comemoração ao Dia do Perito Criminal, celebrado nesta 4ª feira (4/12), a Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal (Ditec) promoveu, com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), uma solenidade em homenagem aos profissionais que, por meio da ciência, da técnica e imparcialidade, auxiliam de forma imprescindível na investigação criminal.

Na mesa de honra do evento: o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o diretor Técnico-Científico, Fábio Salvador; o diretor do Instituto Nacional de Criminalística (INC), Luiz Spricigo; o presidente da APCF, Marcos Camargo; e o diretor-executivo da PF, Disney Rosseti, que representou o diretor-geral, Maurício Valeixo.

Na oportunidade, o ministro chamou a atenção para o trabalho integrado da PF no enfrentamento de práticas corruptas. “Vivemos um novo momento no Brasil. É um momento em que a população diz basta. Momento em que a sociedade está cada vez mais intolerante com a corrupção no país. É necessário enfrentar a criminalidade. E o enfrentamento se dá com coragem, com muita garra”, disse Tarcísio.

Fábio Salvador destacou a importância do trabalho do perito criminal para a persecução penal. “Quantas modificações legislativas e modificações sociais foram realizadas decorrentes da atuação da perícia criminal. O que nós estamos fazendo hoje tem reflexo para o futuro da nação. Então, que tenhamos muito orgulho de ser peritos criminais e que valorizemos essa função social que temos.”

O presidente da APCF ponderou a necessidade de se valorizar a ciência para o combate ao crime e exaltou a função do perito criminal para a sociedade. “Não é só uma função importante, é imprescindível para a Justiça, para a busca da verdade, para as políticas de segurança pública e para um país melhor”, ponderou.

Premiação

O evento também marcou a entrega da premiação do 1º Concurso do Laudo Destaque da Perícia Criminal Federal, patrocinado pela APCF. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho realizado pelos peritos federais, disseminar a cultura de qualidade e a importância do laudo no contexto da investigação criminal.

Abaixo, os vencedores:

1º lugar – PCF Jesus Antonio Velho
Laudo nº 454/2017 – Setec/SR/PF/PA

2º lugar – PCF Adriano Arantes Brasil
Laudo nº 123/2017 – Setec/SR/PF/RJ

3º lugar – PCF Thalles Evangelista de Souza
Laudo nº 994/2016 – Setec/SR/PF/PI