O perito criminal federal e escritor Fernando de Jesus lançou seu oitavo livro pela AB Editora. A obra “Gestão crítica na saúde: estratégia em ação”, segundo o autor, tem o objetivo de tratar não somente do estudo de caso da pandemia da Covid-19, mas também apresentar o que poderia ser feito estrategicamente, sob a perspectiva do autor, para que a sociedade e o Estado possam enfrentar de forma sustentada crises na área da saúde, reduzindo os danos psicológicos, perdas de vidas e prejuízos econômico-financeiros.

“O livro descreve desde o surgimento da administração científica até o desenvolvimento de estratégias de resiliência e antifragilidade, para resistir a situações críticas de estresse negativo, tão evidente nos dias atuais”, destaca Jesus.

Segundo ele, o livro “busca responder ao grande questionamento sobre a necessidade de uma gestão crítica (inteligente), nos problemas relacionados ao setor de saúde”. Para alcançar esta resposta, defende o autor, a necessidade do desenvolvimento do pensamento sistêmico, processos auto organizadores, gestão de pessoas e equipes, utilizando a melhor matéria-prima que é a informação.

“No entanto, não se pode ter sucesso em ações de situações críticas, sem estudar ferramentas estratégicas de gerenciamento de crises e gestão estratégica de riscos, para que não ocorram oportunidades para fraude e corrupção”, ressalta o perito criminal federal.

No contexto do cenário mundial do século 21, o autor apresenta e sugere uma metodologia inédita, que é a Análise Metacognitiva, como instrumento mais sofisticado e desenvolvido da capacidade humana, que se origina da aplicação das funções executivas, do córtex pré-frontal do cérebro humano.

Adquira o livro pela Amazon ou pelo site da AB Editora.