A edição nº 54 da Revista Perícia Federal está disponível! A publicação traz um importante marco para a perícia criminal federal: o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Dez anos após a certificação dos laboratórios do Instituto Nacional de Criminalística (INC), a perícia federal enfrenta o desafio de expandir a implementação da qualidade em suas unidades e serviços.

Na reportagem especial da revista produzida pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a perita Kátia Michelin, responsável pela coordenação dessa iniciativa, compartilha os ganhos e desafios dessa jornada, destacando os avanços que têm sido feitos para fortalecer a perícia criminal no nosso país.

Esta edição conta com uma entrevista exclusiva com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti Cruz. Sua visão sobre a atuação da perícia criminal e o papel do judiciário na valorização da ciência forense são fundamentais para reflexão sobre os próximos passos da profissão.

Na coluna Peritos que Fazem História, Jesus Antonio Velho resgata a trajetória de Márcia Aiko. A seção científica desta edição é a maior já publicada, com artigos de grande relevância. Destaque para o trabalho do perito criminal federal David Pavanelli, que aborda a valorização econômica dos danos ambientais causados pelos garimpos ilegais de ouro e cassiterita na Terra Indígena Yanomami. Outro artigo é o do perito criminal federal Adriano Maldaner, que detalha o problema dos azeites falsificados, um tema cada vez mais atual e importante.

A revista também traz uma reportagem detalhada sobre a atuação dos peritos criminais federais na Operação Greenwashing, além de uma matéria sobre o Prêmio Maurício José da Cunha e a cobertura da 9ª edição do ENQFor. Na coluna APCF em Ação, um resumo das principais ações da entidade no segundo semestre deste ano.

Confira aqui a íntegra da 54ª edição da Revista Perícia Federal!

Baixar em PDF