O deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do PSL na Câmara, se comprometeu nesta 4ª feira a apresentar a proposta de criação da Secretaria Nacional de Ciências Forenses elaborada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) ao ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), André Mendonça. O deputado disse ainda que defenderá a criação da secretaria junto do Poder Executivo.

O compromisso foi feito em reunião com o presidente da APCF, Marcos Camargo, que apresentou ao deputado o estudo técnico da entidade que conclui pela necessidade da criação da secretária dentro da estrutura do MJSP.

“Órgão seria responsável pela padronização e integração de diversas atividades da criminalística e incentivar e cobrar as boas práticas no trato de vestígios criminais pelas instituições policiais. Precisamos fortalecer o uso da ciência para obter melhores resultados no combate à criminalidade e nas políticas de segurança”, afirmou o presidente da APCF.

“A secretaria é o modo de impulsionar significativas contribuições para uma gestão moderna da perícia oficial e fortalecerá a persecução penal, com importantes e inovadores benefícios à segurança pública e à sociedade”, disse Camargo.

Leia também: APCF e Fonacate traçam estratégia de defesa do serviço público ante às reformas