O perito criminal da Polícia Federal Alexandre Ferreira da Silva ajudou a salvar uma criança em um restaurante no Rio de Janeiro, na tarde dessa 2ª feira (2/1). A menina, de aproximadamente 10 anos, almoçava com a família, quando se engasgou com a comida. O policial estava na mesa ao lado e logo que percebeu os sinais de sufocamento executou a manobra de Heimlich para salvar a criança. A ação foi registrada pela câmera de segurança do estabelecimento.

O policial federal é lotado na Unidade de Perícia da Polícia Federal, na Delegacia de Foz do Iguaçu, no Paraná, mas passava férias na capital fluminense. O caso ocorreu por volta de 12h30, em um restaurante localizado no Recreio dos Bandeirantes. Nas imagens da câmera de segurança é possível ver a criança apresentar sinais de sufocamento, tentando respirar, enquanto a mãe gritava por socorro e o pai tentava desengasgar com tapas nas costas.

A manobra de Heimlich, executada pelo policial, é a mais indicada para casos como este de asfixia por obstrução de vias respiratórias por corpo estranho, como alimentos ou pequenos objetos. O procedimento fez com que a criança expelisse o alimento imediatamente, desengasgando e, assim, voltasse a respirar.

Alexandre Ferreira da Silva é perito criminal federal, carreira da PF responsável pelas atividades periciais do órgão, desde de 2019. É formado em Sistema da Informação e recentemente fez o curso de Pronto Socorrismo em Atividade Policial, realizado na PF de Foz do Iguaçu em junho de 2022.

Veja o vídeo: