O perito criminal federal José Helano Matos Nogueira assumiu a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), pasta vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

À frente da Supesp, Helano ficará responsável pela realização de estudos para subsidiar a elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de prevenção à violência, além de contribuir na formulação de estratégias para a segurança pública do Estado.

“É um cargo de extrema importância e quero usar toda minha experiência em prol desta área. No meu pós-doutorado, criei um modelo de enfrentamento da crise de segurança pública no Brasil e pretendo adaptar para a realidade do Ceará. Entre os meus objetivos estão implementar bancos de dados, realizar estudos e desenvolver estratégias de combate ao crime, de forma que possamos assessorar a SSPDS e reduzir a criminalidade em todo o Estado”, destaca o novo superintendente.

Perito criminal da Polícia Federal há mais de 20 anos, Helano possui pós-doutorado pela King’s College de Londres e doutorado pela Universidade de Liverpool, ambas na Inglaterra. Tem ainda mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e especialização em Gestão de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia (ANP/PF), além de ser bacharel em Ciência da Computação e licenciado pleno em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O PCF já atuou como diretor de Polícia Forense, na Interpol, e gerenciou mais 190 países membros da entidade. Também chefiou o Setor Técnico-Científico (Setec) da Polícia Federal no Ceará.