O perito criminal federal Eduardo Siqueira Costa Neto lançou seu terceiro livro sobre a área contábil-financeira. A obra, publicada pela editora Dialética, se chama “Mercosul: Mercado Comum do Sul” e apresenta um contexto histórico sobre o processo de harmonização dos procedimentos contábeis para constituição de provisão para créditos de liquidação duvidosa de instituições financeiras no âmbito do bloco econômico sul-americano. 

Lançado em parceria com o professor universitário Dionisio Gomes da Silva, o livro é fruto de um trabalho acadêmico elaborado em 2003. “Ao manter os dados e resultados obtidos originalmente no estudo acadêmico, temos a expectativa de que os resultados nele apresentados possam contribuir para incentivar e subsidiar novos estudos e pesquisas com comparações entre a situação constatada em 2003 e a existente, após quase 20 anos”, destaca o perito criminal federal. 

Entre outros assuntos, a publicação destaca a importância das instituições financeiras no processo de globalização e a relevância e a materialidade das operações de crédito em relação aos ativos totais das instituições financeiras. Discorre ainda sobre o Mercosul, partindo-se dos antecedentes históricos, passando pela instituição com o Tratado de Assunção e o Acordo da Basiléia. 

O livro também trata sobre a base conceitual para devedores duvidosos, das propostas do Banco de Compensações Internacionais (BIS), das Normas Internacionais de Contabilidade do IASB (NICs) e das normas relacionadas à provisão para créditos de liquidação duvidosa específicas de cada país país membro do bloco econômico.

O livro está disponível em versão física pelo site da editora Dialética em formato eBook pela Amazon. Nas próximas semanas a versão física também estará disponível nos maiores marketplaces do país.