O perito criminal federal Flávio Silveira, da Divisão de Repressão à Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Federal, foi selecionado para um programa de bolsas de estudos oferecido pelo governo do Reino Unido.

Ele se mudará para Londres ainda este mês, onde cursará o mestrado em Segurança da Informação na University College London. O curso escolhido possui disciplinas relacionadas a criptomoedas, cybercrime e malware, conhecimentos fundamentais para a área de combate a crimes cibernéticos. A capacitação terá duração de um ano.

O Chevening, programa de bolsas promovido anualmente pelo governo britânico, é um dos mais concorridos do mundo e possibilita aos selecionados cursarem um mestrado em qualquer universidade com tudo pago. Neste ano, o projeto contou com mais de 64 mil candidatos. Foram cerca de 1.500 bolsas oferecidas globalmente, sendo 53 brasileiros selecionados.

Flávio celebra a conquista entre tantos inscritos. “Tenho a esperança de que essa experiência, juntamente com o conhecimento adquirido, possam resultar em melhorias para a área de investigação de crimes cibernéticos, para a perícia criminal federal, e, consequentemente, para a segurança pública do Brasil”, destaca.

“Agredeço a todos que sempre me apoiaram neste sonho, em especial à minha esposa e parceira desde o início. Ela foi apenas a melhor mentora, revisora, entrevistadora e a maior incentivadora que eu poderia desejar”, afirma o perito criminal federal.

As inscrições para a próxima edição do programa estão abertas até 2 de novembro. Mais informações sobre o processo podem ser vistas neste link.