O perito criminal federal Odair de Souza Junior, vice-diretor regional da APCF no Rio Grande do Norte, ministrou a aula-magna do Curso de Formação Profissional (CFP) do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Estado (ITEP-RN). A palestra ocorreu na 3ª feira (14/6), durante a cerimônia de abertura oficial do CFP.

Odair exerceu o cargo de diretor-geral do Instituto no biênio 2015/2016, cedido pela Polícia Federal. Durante a aula magna, o perito criminal federal mencionou algumas novas tecnologias e ferramentas da criminalística e destacou que integridade, compaixão, rigor científico, comprometimento, trabalho conjunto, sentimento público e disponibilidade para servir são pré-requisitos fundamentais para que o serviço prestado pelos novos peritos em formação seja de excelência.

“A integração entre os órgãos de perícia oficial dos Estados e a perícia criminal federal tem permitido o intercâmbio de conhecimentos e a busca conjunta de valorização e crescimento da criminalística. Exemplo disso são as diversas capacitações patrocinadas pela Ditec, em que peritos do ITEP-RN participam”, destacou Odair.

O evento também contou com a presença da governadora do RN, Fátima Bezerra, de outras autoridades, como o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Canindé de Araújo Silva e o diretor-geral do ITEP-RN, Marcos José Brandão Guimarães.

Ao todo, foram convocados para esta etapa do curso de formação 116 postulantes ao cargo de agente de necropsia e 271 para o cargo de agente técnico forense.