O perito criminal federal Ronaldo Carneiro da Silva Junior, administrador do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), publicou novo artigo na revista internacional sobre genética forense “Forensic Science International”, uma das principais do mundo destinadas à publicação de trabalhos sobre ciências forenses. 

Trata-se do primeiro estudo diagnóstico da situação dos bancos de perfis genéticos em todos os países latino-americanos. O artigo foi elaborado pela Comissão de Bases de Dados do Grupo Ibero-Americano de Trabalho em Análise de DNA (GITAD), da qual Ronaldo faz parte. 

O perito federal divide a assinatura da publicação com os especialistas Leandro Wirz, Estuardo Solares Reyes e Miguel Angel Del Moral Stevenel. Todos integram o GITAD, organização internacional na área de genética forense vinculada à Academia Ibero-Americana de Criminalística e Estudos Forenses (AICEF). 

Os autores elaboraram um questionário e o submeteram a 15 países para obter uma visão geral das bases de dados de DNA. “Após a análise dos resultados, foi possível observar um grande movimento na América Latina que aponta para o avanço das bases de dados de DNA e sua utilização tanto na busca de pessoas desaparecidas quanto para fins de investigação criminal. No entanto, o cenário ainda é heterogêneo”, ressalta a publicação.

Confira a íntegra do artigo “Development of DNA Databases in Latin America”.

Leia também: Artigo científico de perito federal é capa de importante revista internacional