A Câmara dos Deputados realizou nesta 5ª feira (28/3) sessão solene em homenagem aos trabalhos realizados pela Polícia Federal. A instituição, que é protagonista na luta contra o crime organizado no país, completou 75 anos de atuação.

Em seu discurso na tribuna, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, ressaltou a importância da PF para compreender as origens e o funcionamento dos mecanismos criminosos. “É impossível falar da Polícia Federal neste momento sem mencionar sua relevância para o combate à corrupção, um dos principais anseios dos cidadãos atualmente.”

Camargo também ponderou o sucesso da Operação Lava Jato, que chegou aos 5 anos de atuação no último dia 16 de março. “A operação é um marco histórico para o Brasil e também para nós, policiais federais. Sem o trabalho desempenhado pela PF, a Lava Jato não teria chegado tão a fundo nos esquemas complexos montados para assaltar o estado”, disse. “São 75 anos de história, baseada em muita luta a favor da população. E não podemos decepcionar o povo brasileiro”, completou.


Marcos Camargo discursando na tribuna da Câmara dos Deputados – Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Maurício Valeixo, diretor-geral da Polícia Federal, afirmou que a instituição trabalha incessantemente a favor do Estado, de forma imparcial e apartidária. “A nossa história está sendo construída com muitos desafios e dificuldades, mas graças ao elevado grau de profissionalismo e comprometimento temos conseguido avançar.”

Valeixo ressaltou ainda o complexo e incansável trabalho de investigação realizado pela PF, que tem como prioridade alcançar as organizações criminosas. “Tudo é desenvolvido com protocolos reconhecidos como exemplares: a busca de uma prova robusta, de qualidade, proporcionando ao Ministério Público e ao Judiciário elementos suficientes para o início de uma ação penal”, ponderou.

Presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) enviou uma mensagem ao Plenário. No texto, ele chamou a atenção para a atuação da Polícia Federal em todo o território nacional. “É conhecida como garantidora dos bons serviços, alvo de respeito e de confiança. A população sabe que pode contar com o empenho, a lisura, o preparo técnico e a inteligência da PF no combate aos crimes.”

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que propôs a realização da homenagem aos policiais federais, exaltou o trabalho da entidade. “A polícia não pode ser de governo, a polícia tem de ser de Estado. A PF precisa disso para investigar seja quem for a pessoa, onde quer que seja. Eu sempre digo: ’quem tem medo da Polícia Federal, deve temer alguma coisa’”, disse.

""
Grupo de peritos criminais federais prestigiou a sessão solene