Policiais fizeram um ato de protesto durante 1 hora, nesta 2ª feira (22/3), para chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os inúmeros prejuízos que a categoria vem sofrendo com seguidas propostas do governo federal contra os servidores públicos.

Promovida pela União dos Policiais do Brasil (UPB), da qual a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) faz parte, a manifestação ocorreu simultaneamente em frente às unidades da Polícia Federal de todo país.

O presidente Marcos Camargo participou do ato em frente à Superintendência da PF em Curitiba. “Dentre os retrocessos estão perdas de direitos e prerrogativas, que começaram na Reforma da Previdência, passaram pela Lei Complementar 173 e, mais recentemente, com a PEC Emergencial. Agora, se avizinha mais uma proposta cheia de riscos para o serviço público: a Reforma Administrativa”, reforça Camargo.

A Reforma Administrativa prevê, entre outros pontos, diversos prejuízos e riscos para as carreiras da segurança pública como o fim da estabilidade, a adoção do vínculo de experiência e a possibilidade de criação e extinção de cargos de chefia por decreto.

“Tais medidas, se implementadas, implicarão em risco para a independência da atuação dos profissionais de segurança pública, assim como das instituições como órgão de estado e não de governo”, afirma o presidente da APCF.

“Os profissionais de segurança pública civil não suportam mais os seguidos retrocessos e por isso promoverão o ato público para chamar a atenção de todos em relação ao desmonte que se aproxima”, complementa Marcos Camargo.

Leia também: Em defesa da segurança pública, policiais realizam carreata em Brasília