Os peritos criminais federais Daniel Cunha, Rafael Oliveira e Jorge Lambert e o escrivão Edmar Silva tiveram um artigo publicado na nova edição da revista científica internacional “Forensic Science International: Digital Investigation”. 

No artigo “Peritus Framework: Towards multimedia evidence analysis uniformization in brazilian distributed forensic model”, os profissionais apresentam o novo sistema integrado da perícia criminal federal para análise forense de vestígios multimídia, o Peritus. 

Eles destacam que, até então, o trabalho pericial em materiais audiovisuais dependia de vários programas distintos e muitas tarefas eram realizadas por algoritmos implementados por um determinado perito para seu próprio uso em um caso concreto. Com o Peritus, é possível resolver esse problema, pois ele conta uma arquitetura modular capaz de integrar diversas ferramentas, tornando as soluções passíveis de utilização por vários peritos da área.

Segundo os autores do artigo, estes recursos tornam mais eficientes os trabalhos bem como a capacitação de peritos criminais para utilização de soluções que antes ficavam restritas ao ambiente acadêmico e ao alcance de poucos profissionais. Além disso, o software também dá aos usuários a possibilidade de saber o que acontece nos processamentos, uma vez que seu código usa bibliotecas de conhecimento público.

Clique aqui para ler a íntegra do artigo. 

Software forense

O Peritus contou com financiamento da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. “É resultado do trabalho de muitos profissionais de diferentes cargos ao longo de mais de 10 anos, na busca por recursos financeiros e humanos, na parceria com as Universidades, e nos demais relacionamentos interpessoais e institucionais”, destaca o perito federal Jorge Lambert. 

“A ferramenta busca universalizar as melhores práticas em cada tipo de perícia multimídia, contribuindo para a difusão e padronização de conhecimento e procedimentos. De fato, o Peritus já está sendo usado em diversos cursos ministrados no INC, em parceria com a ANP, para dezenas de peritos criminais federais e dos estados, que voltam para suas unidades com uma licença gratuita do Peritus, conhecimento, e uma rede de relacionamento em torno do tema estudado”, complementa Lambert.

Leia também: 

>>> Perito federal publica artigo em revista internacional sobre bancos de DNA na América Latina

>>> É preciso intensificar os esforços de combate a crimes financeiros, diz Camargo em artigo no Poder 360