O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, foi recebido pela senadora Leila Barros (PDT-DF) nesta 2ª feira (9/10) para tratar das pautas relacionadas à criminalística. Também participou do encontro o diretor da entidade Erich Adam.
Na oportunidade, Hauffe e Erich apresentaram à senadora, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, uma proposta de substitutivo ao Projeto de Lei 3587/2023, prevendo a criação do Banco Nacional de Perfis Auríferos. A iniciativa tem como objetivo auxiliar na rastreabilidade do ouro.
Além disso, os peritos criminais federais falaram sobre o Programa Ouro Alvo, ferramenta utilizada pelos peritos da PF para combater a extração ilegal de minerais no país.
“Propor a criação, por meio de legislação, do Banco Nacional de Perfis Auríferos é uma medida essencial e eficaz que, juntamente com o Programa Ouro Alvo, pode representar uma ferramenta de grande importância no combate a esse tipo de crime”, afirmou Hauffe.
O presidente da APCF destacou ainda a importância da imprescindibilidade da perícia e reforçou a necessidade de investimentos na criminalística brasileira. Willy Hauffe expressou a disponibilidade da entidade em colaborar com projetos e estudos da Comissão de Meio Ambiente e da senadora.