O perito criminal federal Alan Lopes, lotado no Serviço de Perícias de Engenharia (Sepeng) do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, apresentou um estudo de caso no 10º Congresso de Engenharia Forense. O evento aconteceu nos Estados Unidos, entre 1º e 4 de novembro.

A palestra ministrada por Alan, intitulada “Overbilling in Urban Pavement Works – Case Study of a City in the Brazilian Amazon”, abordou as investigações científicas de superfaturamento em obras públicas. O perito federal fez um estudo de caso analisando as práticas de auditoria e os controles de custos em obras de pavimentação urbana na região amazônica, voltado para a identificação e mitigação de sobrepreço.

A pesquisa explora os métodos utilizados pela PF para periciar a execução de obras públicas que são objetos de investigação criminal, além de dar destaque aos desafios técnicos da fiscalização em locais remotos e às abordagens próprias para esse tipo de exame. O perito criminal federal publicou um artigo científico com a pesquisa, no portal da American Society of Civil Engineers (ASCE).

Alan Lopes destacou ainda que estudos e investigações como os realizados pela PF não apenas fortalecem as práticas de fiscalização no Brasil, mas também geram subsídios para o desenvolvimento de metodologias replicáveis em contextos internacionais. “Essa perspectiva fundamenta as ações de capacitação contínua promovidas pelo Sepeng, que prioriza o desenvolvimento humano e a expansão do conhecimento como requisitos fundamentais para a excelência das investigações forenses”, enfatizou.

Presente na palestra, a presidente da ASCE, Marsha Anderson Bomar, ressaltou a importância de haver práticas rigorosas de auditoria para assegurar a integridade financeira em obras públicas.