O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, comprometeu-se a apoiar a antropologia forense, durante participação na mesa de abertura do 6º Congresso Nacional de Antropologia Forense (Conaf), nesta 4ª feira (31/7). O evento é realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Antropologia Forense (Abraf) e esta edição ocorreu na Diretoria Técnico-Científica (Ditec) da Polícia Federal (PF), em Brasília.

A mesa de abertura contou com a presença do presidente da Abraf e do 6º Conaf, perito criminal federal Alexandre Raphael Deitos; da representante do secretário nacional de Segurança Pública, perita criminal Beatriz Figueiredo; do chefe da delegação regional do CICV, Alexandre Formisano; e do diretor técnico-científico em exercício da PF, Carlos Eduardo Palhares, além do presidente da APCF.

Hauffe agradeceu o convite e se disse honrado por participar de um evento com tamanha importância. “Nós, como Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, temos o dever de apoiar iniciativas desse tipo. A antropologia forense é um ramo ímpar, que está há décadas na história das ciências forenses, mas que ainda é muito pouco utilizada”, ressaltou o presidente da APCF. 

“Estive recentemente no Senado participando de uma audiência na Comissão de Segurança Pública, onde dei muita ênfase na importância da ciência em prol da sociedade. Estivemos também com o ministro Silvio Almeida e nos colocamos à disposição para trabalhar junto na reinstalação da comissão de desaparecidos. E a antropologia forense tem um ramo fantástico, uma expertise monstra no Brasil e devemos aproveitar todos esses meios de que nós dispomos” finalizou Hauffe.

Deitos compartilhou com os presentes a alegria de promover o evento dentro da própria casa, como se referiu ao Instituto Nacional de Criminalística (INC), na Ditec. “Esse é um momento que a gente oferece aos antropólogos forenses uma oportunidade de atualização e capacitação na área. Espero que vocês tenham um excelente congresso”, declarou o presidente da Abraf, que ainda agradeceu o grande esforço de toda a comissão organizadora.

O 6º Conaf contou com o apoio da APCF, PF e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).