Entre os dias 12 e 16 de maio, peritos criminais federais e estaduais participam da 4ª edição do Curso de Perícias em Locais de Pós-Explosão, promovido com o objetivo de aprofundar os conhecimentos técnicos sobre esse tipo de cenário pericial.
O curso foi realizado pela Diretoria Técnico-Cientifica (Ditec) da Polícia Federal no Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília. A capacitação ofereceu uma programação abrangente sobre as particularidades dos locais de crime com explosões. Durante as aulas, os participantes discutem e treinam técnicas específicas para o processamento desse tipo de ocorrência, com ênfase em temas como terrorismo, características de explosivos e seus efeitos, dispositivos explosivos improvisados (IEDs), metodologias de processamento de local e sistematização de buscas por vestígios.
No exercício prático final, realizado na Academia Nacional de Polícia (ANP), há uma simulação em três diferentes locais de crime envolvendo grandes explosões para integrar todos os conhecimentos adquiridos durante a semana. Esta edição conta com a participação de 15 peritos criminais — sendo 9 federais e 6 estaduais, oriundos de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.