O Senado Federal realizou, nesta quinta-feira (12/12), uma sessão especial em homenagem ao Dia do Perito Criminal. Durante a solenidade, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe, ressaltou a relevância da categoria para a promoção da Justiça. “Fazer Justiça é a nossa missão”, afirmou.
“Como representantes da ciência no Brasil, sabemos que, por vezes, ela é desvalorizada e depreciada, embora seja a base fundamental de nossa atuação. A perícia representa o estado da arte na aplicação da ciência ao Direito”, afirmou Willy Hauffe em seu discurso. O presidente também alertou sobre a repetição de erros do passado: “Não adianta esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.”
O presidente da APCF ressaltou que a perícia vai além de contribuir para condenações. “Estamos aqui para fazer justiça. E justiça não se resume a condenar; nosso papel é trazer luz ao processo, fornecendo subsídios para que o juiz, o procurador ou o investigador cheguem às suas próprias conclusões e promovam a justiça”, declarou.
O senador Sérgio Moro (União-PR), proponente da sessão, também esteve presente e destacou seu apoio aos profissionais. “Saibam que, no Senado Federal, vocês têm um aliado.” Peritos criminais federais e dos estados lotaram o Auditório Petrônio Portela para prestigiar a homenagem.
Também participaram da cerimônia o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Marcos Antônio Contel Secco; o defensor público da União, Leonardo Magalhães; e o presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC) e diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.
O Dia do Perito Criminal é oficialmente comemorado em 4 de dezembro, data de nascimento do patrono nacional da criminalística, Otacílio de Souza Filho.