Deputados do PDT, PSDB e PCdoB se comprometeram a analisar a proposta de modernização da PF elaborada pela APCF em reuniões virtuais com o presidente da entidade, Marcos Camargo, nessa 4ª (2/9) e 5ª feira (3/9). Participaram dos encontros os deputados Lucas Redecker (PSDB-RS), Wolney Queiroz (PDT-PE) e a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Camargo explicou que a proposta elaborada pela APCF estabelece alterações no art. 144 da Constituição Federal para garantir mais estabilidade e eficiência à PF. “O projeto traz novas garantias constitucionais ao órgão para que exerça com plenitude suas funções de polícia judiciária. Além disso, reveste a atividade de perícia criminal de estrutura interna condizente com diretrizes internacionais, a fim de que se possa ser exercida nos padrões científicos e com todas as garantias necessárias de isenção e imparcialidade”, explicou Camargo.

Perpétua Almeida, líder do PCdoB na Câmara, mostrou interesse na proposta, sobretudo com a questão da autonomia interna da perícia federal. Ela ainda garantiu que analisará o texto e buscará apoio dos demais deputados da sigla. O atual líder do PDT, Wolney Queiroz, e Lucas Redecker, vice-líder do PSDB, também se comprometeram a examinar o projeto com suas respectivas assessorias parlamentares.

Por se tratar de uma PEC, a proposta precisa de 171 assinaturas para tramitar no Congresso. Nas últimas semanas, o presidente da APCF já se reuniu com diversos deputados federais.

Leia mais: 

>>> APCF em ação: Camargo leva à Câmara PEC de modernização da PF

>>> PEC de modernização da PF: Camargo participa de reuniões com deputados

>>> Marcos Camargo apresenta pleito da APCF a deputados federais

>>> PEC de modernização da PF vai garantir maior eficiência ao órgão, diz Camargo a deputados

>>> Camargo apresenta PEC de modernização da PF a novos deputados

>>> APCF conquista novos apoios para PEC de modernização da PF

>>> No Congresso, APCF busca apoio para proposta de modernização da PF